quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uma Relação Submissa .




Qualquer esposo que se contenta em ser apenas 'um dos garotos' aos olhos da esposa,não é um grande esposo.Assim como não é uma grande esposa,aquela mulher que está satisfeita em ser 'uma das garotas'.A intimidade do relacionamento matrimonial traz consigo um grande senso de compromisso mútuo que terá um peso em todas as outras atividades e relacionamento do casal.
Por razões muito maiores,o Desenhista da personalidade humana também não se satisfaz em ser apenas 'um dos deuses' ( Ex. 20:1-6 ).Jeová,o Provedor e Libertador de Israel,o Deus que veio a nós na pessoa de Jesus,o Messias,não aceitará um lugar nas estantes junto com Rã,Krishna,,Moon,Allah ou qualquer outro.Ele tem sido sempre um Deus zeloso,possessivo e imponente.Ele não dividirá a Sua honra com mais ninguém porque ninguém mais além DEle merece essa honra ( Is. 48:1 ).

Uma relação com Deus se inicia com um temor que nos conduz à segurança,à certeza e ao gozo do Seu amor...

Devemos temer a Deus mais do que a quaisquer outros deuses.A maioria de nós não gosta de pensar em coisas que nos atemorizam.Se nos referimos a falar em público,grandes alturas,espaços confinados,noites escuras,ruídos na porta ou rangidos no sótão,só o fato de pensarmos nessas coisas nos faz saltar de susto.Porém,sem o temor,a vida seria muito difícil.Mesmo o mundo animal é dotado de um alarme e um mecanismo de escape que provê aos animais um certo grau de luta e fuga necessários para a sobrevivência.
Porém,em nenhuma outra situação,a emoção do temor é mais importante ou mais negligenciada do que quando se trata do nosso temor a Deus.À medida que nós O conhecemos,nós também devemos temê-Lo.No entanto,este é um temor,quando bem entendido,que acalma todos os outros temores e nos aproxima do Senhor,não nos afasta DEle.É um temor que nos ensina a amar,a confiar e a ter gozo NEle.
Este temor poderia ser descrito como o primeiro passo para uma relação pessoal com Deus.Conforme Salomão, 'O temor do Senhor é o princípio da sabedoria' ( Pv. 1:7 ).Em outras palavras,o temor e o conhecimento de Deus sempre vão juntos.
Nada e ninguém merece ser mais temido do que o Senhor.Nem pessoas,nem governos,nem enfermidades,nem morte,nem mesmo Satanás.Muitos,que não conhecem a Deus,não podem entender isto.Ele supõem que o Senhor é o único em todo o Universo ao qual não precisamos temer porque Ele é bom demais e nos ama tanto que não nos fará nenhum mal.

Você saberá se tem o verdadeiro temor a Deus quando este temor o aproxima DEle ao invés de afastá-lo DEle...

O resultado irônico é que tais pessoas muitas vezes acabam não encontrando o verdadeiro amor que estão a buscar porque as suas vidas estão cheias de temor - medo de fracassar,medo de pessoas,medo de desastres da natureza,medo de acidentes,doenças e da morte ( Dt. 28:58-68 ).
Aqueles que realmente conhecem o Senhor levam-No a sério.Eles compreendem que Deus espera ser ouvido quando os alerta sobre fracassos morais ou espirituais ( Pv. 8:13 , 16:6 ).Somente Ele determinará se algo ou alguém poderá tocar-nos ou provar-nos ( Jó 1 ); e mais importante ainda,somente Ele determina onde nós passaremos a eternidade ( Mt. 10:28 , Ap. 2:10 , 20:1-15 ).Tal autoridade merece o nosso respeito e o nosso temor.
Embora nós reverenciemos a Deus e nos maravilhemos de Seu grande poder,nós podemos ter ao mesmo tempo,uma profunda confiança NEle ( Pv. 14:26 ).Nós podemos dizer com Davi : 'Busquei o Senhor e Ele me acolheu;livrou-me de todos os meus temores' ( Sl. 34:4 ).Alguns versos mais adiante,Davi acrescentou : 'O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem,e os livra.Oh!Provai,e vede que o Senhor é bom;bem-aventurado o homem que NEle refugia.Temei o Senhor,vós os seus santos,pois nada falta aos que temem' ( Sl. 34:7-9 ).
Estas palavras vêm de alguém que conhecia a seu Deus.Vêm de alguém que experimentou pessoalmente que o Deus que pede a nossa entrega a Ele,é o Deus que quer que Lhe temamos para o nosso próprio bem ( Jeremias 32:37-39 ).
Devemos amar,confiar e obedecer a Deus mais do que a ninguém.A obediência,como o temor,é algo ao qual normalmente resistimos.Toda vida,reconhecer a importância de tal obediência,é simplesmente uma questão de perspectiva.Por exemplo,a maioria de nós tem prazer em seguir orientações de um estranho quando nos encontramos em uma área desconhecida.Nós nem sequer pensamos nisso como sendo obediência.Nós vemos isto como aceitar ajuda.Essa é a mesma forma de como podemos interpretar a obediência ao Senhor.É uma forma de aceitar a Sua ajuda e o Seu amor que nós necessitamos tão urgentemente.A obediência é a maneira de demonstrar que realmente conhecemos ao Senhor e que estamos crescendo no conhecimento de Sua bondade,amor e sabedoria.
O apóstolo João escreveu :
Ora,sabemos que o temos conhecido por isto : se guardarmos os seus mandamentos.Aquele que diz : Eu o conheço,e não guarda os seus mandamentos,é mentiroso,e nele não está a verdade.Aquele,entretanto,que guarda a sua palavra,nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus.Nisto sabemos que estamos nele : aquele que diz que permanece nele,esse deve também andar como ele andou ( 1 Jo. 2:3-6 ). 
O temor,a confiança e a obediência que estão envolvidos no conhecimentos do Senhor,não nos deixam assim como somos.Nos fazem melhores do que somos porque Cristo vive em nós.Nos transformam a tal ponto que este relacionamento toma posse de nós e nos domina - levando-nos a estar coração a coração,face a face com o Deus de toda a bondade e luz.
Assim,conforme a Bíblia,uma relação pessoal com Deus não é somente uma relação espiritual,Cristocêntrica e submissa mas também uma relação recíproca.

continua...

Nenhum comentário: