quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uma Relação Cristocêntrica .




Os mediadores,muitas vezes,desempenham um papel importante em ajudar a resolver disputas familiares, de trabalho ou mesmo questões jurídicas.Quando as emoções irrompem,se perde a perspectiva,cessa a comunicação e a obstinação toma lugar.Em tais casos,um árbitro pode trazer uma nova perspectiva e um plano para a solução do caso.
O mediador máximo é Cristo.Em nenhum caso é tão necessária uma intervenção pessoal como quando se trata de resolver o conflito e a separação entre o homem e Deus.O nosso pecado pessoal criou um abismo tão profundo e tão largo,que é impossível para qualquer um de nós aproximar-se de Deus por conta própria.Sem um mediador,nós nunca haveremos de superar a alienação no afeto e a interrupção da comunicação que se produziu entre nós.
Deus,de certa forma,é como um pai (ou uma mãe) que observa a seu filho ou filha que fugiu de casa complicar-se com a lei,sem esperança.Por mais que o pai quisesse abraçar a seu filho (a) e levá-lo (a) para casa,ele não pode.A lei tem que ser cumprida.A justiça deve ser feita.Uma dívida para com a sociedade deve ser feita.Foi para isto que Cristo veio,a fim de mediar a paz entre nós e Deus ( 1 Timoteo 2:5 ).
Palavras não podem expressar a importância do papel mediador de Cristo.Sem a Sua intervenção a nosso favor,nós nunca poderíamos resolver as nossas diferenças com Deus ( Jo. 14:6 ).Sem o impulso do seu amado Espírito,nós nunca teríamos o desejo para tal.
Jesus merece o nosso infinito apreço,nossa admiração e afeição.Quando Ele apagou a nossa dívida para com a lei,assumindo o nosso castigo,Ele provou ser um amigo inigualável.Quando Ele ressuscitou da morte,para ser a vida e ajudar a todo o que confia NEle,Ele deu-nos a base de uma esperança imortal.Quando subiu aos céus para assentar-se à direita do Pai para interceder por nós e atuar como nosso advogado pessoal,Ele assegurou-nos que providenciaria para nós aquilo que nenhuma religião ou sistema de crenças poderia oferecer.Ele deu-se a Si mesmo para ser a solução a todos os nossos problemas,para revelar-nos Deus e conduzir-nos a uma relação pessoal com Seu Pai.
Cristianismo é Cristo.Como W.H. Griffith Thomas realçou em um livro com esse título,esse é o verdadeiro âmago de nossa fé cristã.Nós não fomos chamados a um sistema de leis,tradições e idéias inspiradoras.Nós não fomos chamados a uma igreja,a uma causa moral ou à lei de ouro do amor cristão.Nem mesmo fomos chamados à Bíblia.Nós fomos chamados a Cristo,a pessoa mediadora da qual fala toda a Bíblia.
O apóstolo Paulo entendeu a necessidade de uma relação Cristocêntrica com Deus.Em 1 Coríntios 1:1-9,ele deixou claro que não estava promovendo um sistema de idéias.Ele estava falando de uma relação com Deus baseada em :
- Cristo, a quem servimos (v.1) ,
- Cristo, que santifica aos cristãos (v.2) ,
- Cristo, cujo nome é invocado pelos cristãos (v.2) ,
- Cristo, que é o nosso Senhor (v.2) ,
- Cristo, que nos dá graça e paz (v.3) ,
- Cristo, que nos trouxe a graça de Deus (v.4) ,
- Cristo, que nos enriqueceu em todas as coisas (v.5) ,
- Cristo, que tem sido confirmado pela experiência (v.6) ,
- Cristo, a quem esperamos ansiosamente (v.7) ,
- Cristo, que nos confirmará até ao fim e virá (v.8) ,
- Cristo, com quem nós temos comunhão (v.9).

Aceitar a Jesus Cristo significa o início da santidade.Estimar a Jesus Cristo é a santidade avançada.Mas considerar a Jesus Cristo como nunca ausente,isto é santidade completa...

A obsessão de Paulo não foi um sistema de um novo pensamento,uma ética,um ensino,uma forma de organização de igreja ou um programa novo.Foi a pessoa,a qual ele chegou a conhecer como o único mediador entre Deus e os homens ( 1 Tm. 2:5 ).Foi a pessoa que não somente morreu para pagar os pecados de Paulo ( 1 Co. 15:3 ), mas também a pessoa que através de Seus Espírito,estava vivendo Sua vida por intermédio de Paulo ( Gl. 2:20 ) e era a sua própria vida ( Fp. 1:21 ).
Somos nós assim Cristocêntricos como Paulo?Será que nós compreendemos que o verdadeiro Cristianismo se encontra na pessoa viva e na personalidade do Cristo ressureto?Será que nós aprendemos que Jesus Cristo é e necessita ser o âmago de uma relação pessoal com Deus?Será que percebemos que,não importa para onde olhemos,Cristo está aí?
- Olhe para trás - Ele é o nossos Criador ( Cl. 1:16 ) ,
- Olhe para frente - Ele é o nosso Juiz ( 2 Co. 5:10 ) ,
- Olhe para cima - Ele é o Salvador e Senhor ( Fl. 2:5-11 ) ,
- Olhe para baixo - Ele é o nosso Sustentador ( Cl. 1:17 ) ,
- Olhe para a direita - Ele é o nosso Professor ( Mt. 23:8 ) ,
- Olhe para a esquerda - Ele é o nosso Advogado ( 1 Jo. 2:1 ),
- Olhe para dentro - Ele é a nossa Vida ( Gl. 2:20 ) .
Não há dúvida de que uma relação pessoal com Deus deve ser uma relação Cristocêntrica.É Cristo,e somente Cristo quem pode levar-nos a Deus,limpar-nos da constante poluição do mundo e ser sempre a nossa fonte de vida e de auxílio.
É Cristo,como Palavra viva,quem revela,define e expressa a personalidade do Pai.É Cristo quem deveria estar constantemente em nossos pensamentos como Senhor e Vida.É Cristo quem,pelo Seu Espírito,é uma presença constante dentro e junto a todos os que confiam NEle ( Mt. 28:19-20 ).
Assim conforme a Bíblia,uma relação pessoal com Deus,não é somente uma relação espiritual e Cristocêntrica mas também uma relação Submissa.

continua...

Nenhum comentário: