sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Uma Relação Progressiva .




Quem duvidará do relacionamento pessoal entre pais e o seu bebê recém-nascido,ainda no berçário do hospital?No entanto,o relacionamento pais-filhos proporciona um equilíbrio importante para aquilo que dissemos até agora.Nas postagens anteriores,nós enfatizamos a natureza mútua de uma relação.Agora precisamos observar o outro lado desta verdade.
Assim como alguns bebês não crescem e se desenvolvem,muitos filhos de Deus seguem um padrão semelhante.Em muitos casos,o crescimento se inicia e então para.Apesar de Deus estar comprometido a eventualmente fazer-nos alcançar que permaneçamos infantis em nossas atitudes e conhecimento para com Ele.
O apóstolo Paulo se referiu a essa questão de imaturidade e falta de crescimento quando ele escreveu :
Eu,porém,irmãos,não vos pude falar como a espirituais;e,sim,como a carnais,como a crianças em Cristo.Leite vos dei a beber,não vos dei alimento sólido;porque ainda não podíeis suportá-lo.Nem agora podeis,porque ainda sois carnais.Porquanto,havendo entre vós ciúmes e contendas,não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?  ( 1Coríntios 3:1-3 ).
Conte com um progresso.Crescer até alcançar a maturidade requer uma porção igual de diligência e de paciência.Por um lado,nós nunca devemos nos satisfazer com o nosso nível de relacionamento e conhecimento de Deus.Se assim for,nós permaneceremos estagnados e regrediremos.Por outro lado,nós precisamos ser pacientes e não esperar mais de nós mesmos do que Deus espera de nós.
A Escritura mostra que esta maturidade não ocorre da noite para o dia.Ela exige tempo - tempo com Deus,e tempo com a Sua Palavra.Por essa razão,Pedro escreveu : "desejai ardentemente,como crianças recém-nascidas,o genuíno leite espiritual,para que por ele vos seja dado crescimento para salvação,se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso" ( 1 Pe. 2:2-3 ).Tiago enfatizou também a natureza progressiva desse relacionamento com Deus quando escreveu : " Meus irmãos,tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações sabendo que a provação da vossa fé,uma vez confirmada,produz perseverança.Ora,a perseverança deve ter ação completa,para que sejais perfeitos e íntegros,em nada deficientes."  ( Tg. 1:2-4 ).
Não acelere o processo.Mas também não o deixe parar.Continue a alimentar-se da Palavra de Deus,permitindo que Ele demonstre a Sua fidelidade nas diversas estações,testes e dificuldades da vida.Não espere a perfeição.Nós falharemos.Contente-se em estar aprendendo e crescendo.Não seja como o dono de uma casa que fez uma horta,para desfazê-la duas semanas mais tarde por que esta ainda não havia produzido tomates.
Espere mudança.Por causa da natureza da vida espiritual,o nosso relacionamento com o Senhor mudará.Mudará porque à medida que seguimos em frente,nós encontraremos mais - mais conhecimento e experiência com Deus,o que nos levará avante,ampliará o nosso coração e nos fará crescer em maturidade.A nossa relação com Deus também pode mudar para pior,se começarmos a perder o equilíbrio e apoiar-nos em experiências com Ele no passado.Nós precisamos contar com mudanças porque a nossa relação com Ele é,por natureza,uma questão de disputa.O nosso adversário,o diabo,não se satisfará até conseguir neutralizar-nos e pôr-nos num coma espiritual ( Ef. 6:10-13 ).


De uma coisa pode estar seguro (a).O seu relacionamento com o Senhor mudará,melhorará ou piorará,mais vai mudar...

Apesar do nosso relacionamento pessoal com Deus nunca poder se perder,as características desse relacionamento mudarão.Mudaremos.Conte com isso.Os nossos corações ou se tornarão mais quentes ou mais frios.O nosso caráter se tornará mais profundo ou mais débil.As nossas conversas com Deus se tornarão mais íntimas ou serão de menor importância e menor frequência.
Conte com imperfeição.Falando de nosso relacionamento com Deus,que ainda não alcançou a sua plenitude,Paulo disse :
Porque em parte conhecemos,e em parte profetizamos.Quando,porém,vier o que é perfeito,então o que é em parte será aniquilado...Porque agora,vemos como em espelho,obscuramente,então veremos face a face;agora conheço em parte,então conhecerei como também sou conhecido.Agora,pois,permanecem,a fé,a esperança e o amor,estes três: porém o maior destes é o amor ( 1 Coríntios 13:9-10 , 12-13 ).
Essa é a realidade com a qual nos confrontamos.O nosso conhecimento e nossa experiência são incompletos.É como se tivéssemos olhando o rosto de Deus através de um vidro embaciado.Mas então O veremos face a face.Enquanto isso,nós temos ordens a cumprir.Nós devemos aceitar que somos imperfeitos,confiar em Deus e colocar a nossa esperança em Sua volta iminente.Devemos amar a Deus e a Sua família 'imperfeita' de todo o nosso coração.Não podemos exigir perfeição de nós mesmos.Nem mesmo para os outros.A santificação e o crescimento que Deus espera serão reconhecidos através de nosso quebrantamento e nossa humildade - e não em nossa perfeição espiritual.
Não conte com o céu aqui na terra.Além de dar tempo a nós mesmos para crescer no Senhor,também é de suma importância que demos tempo a Deus de revelar a Sua fidelidade e proporcionar-nos a devida satisfação.Mas não espere aqui nesta vida por aquilo que Ele prometeu completar na eternidade.
Nós,que confiamos em Cristo,somos pessoas da eternidade.Não há nenhuma limitação de tempo em nosso futuro.Nós não somos como aquele atleta profissional que tem que alcançar os seus objetivos,conseguir o seu dinheiro e fama em apenas alguns breves anos antes de perder o seu vigor.
Ter uma relação com Deus não é a forma de conseguir tudo o que desejamos na vida.Essa não é a chave para o sucesso financeiro,boa saúde e uma longa vida.É,no entanto,a maneira de encontrar um aumento cada vez maior de amor,alegria,paz,paciência,benignidade,bondade,fidelidade,mansidão e domínio próprio. ( Gn. 5:22-23 ).É um meio de encontrar o relacionamento,o propósito,a missão,a segurança e a esperança máxima nesta vida.
Tudo o que resta para nós é confiar em Cristo em todas as coisas que não podemos ver agora ou que não possuímos.Precisamos crer que,aquilo que Cristo falou aos seus discípulos,ainda é a verdade :
Não se turbe o vosso coração;credes em Deus,crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas.Se assim não fora,eu vo-lo teria dito.Pois vou preparar-voz lugar.E quando eu for,e vos preparar lugar,voltarei e vos receberei para mim mesmo,para que onde eu estou estejais vós também ( Jo. 14:1-3 ).
Essa é a nossa esperança.Não devemos esperar que o Senhor nos dê tudo aquilo que ansiamos.Embora Ele prometesse suprir todas as necessidades daqueles que O seguem,Ele também tem o direito de determinar o que precisamos ou o que poderemos desfrutar mais tarde,se for adiado.
Assim conforme a Bíblia uma relação pessoal com Deus não é somente uma relação espiritual,Cristocêntrica,submissa,recíproca e progressiva mas também uma relação coletiva.

continua...

Nenhum comentário: