sábado, 17 de outubro de 2009

Uma Relação Coletiva .




Todos nós nos aproximamos de Deus individualmente.De certa forma,nos encontramos com Ele a sós.É nossa decisão pessoal ou escolha o querer ou não entrar numa relação pessoal com Deus.Nenhuma outra pessoa toma essa decisão por nós.Mais isso não termina aqui.Uma vez que nos aproximamos de Deus,nós nos unimos a Ele e fazemos parte da Sua família.
Aqueles que amam a Deus amam-se mutuamente.É impossível ter uma relação pessoal com Deus sem ter igualmente uma relação Cristocêntrica com outras pessoas.O amor que Cristo demonstrou na cruz é o nosso exemplo.Ele nos mostrou que estar próximo do Pai significa compartilhar o amor do Pai com outros ( 1 Jo. 4:7-11 ).À medida que conheço ao Senhor,também vou sendo confrontado com um Deus que ama ternamente aquelas pessoas que estão ao meu redor - minha família,amigos,vizinhos,colegas de trabalho,meus conhecidos e até mesmo meus inimigos.
Este foi o tipo de atitude que Paulo aconselhou aos cristãos de Tessalônica.Depois de afirmar a realidade e a evidência de seu relacionamento com Deus ( 1 Tessalonicensses 1:1-7 ),ele segue dizendo:
No tocante ao amor fraternal,não há necessidade de que eu vos escreva,porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;e na verdade estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia.Contudo vos exortamos,irmãos,a progredirdes cada vez mais ( 1 Ts. 4:9-10 ).
Talvez gostemos de viver isolados dos outros,mas nós não podemos continuar assim se queremos crescer em nosso relacionamento com Deus.Conhecer a Deus não significa apenas saber algo a Seu respeito;significa envolver-se com Ele - com Seus pensamentos,Seu coração,Seu amor sacrificial.O apóstolo João escreveu :
Amados,amemo-nos uns aos outros,porque o amor procede de Deus;e todo aquele que ama é nascido de Deus,e conhece a Deus.Aquele que não ama não conhece a Deus,pois Deus é amor ( 1Jo. 4:7-8 ).
Existe uma dependência mútua entre aqueles que amam a Deus.Em Efésios 4,Paulo deixou claro que o nosso relacionamento vertical com Deus é acompanhado de muitos relacionamentos horizontais.Ele descreveu cada filho de Deus como sendo um membro do corpo de Cristo.Cada parte desempenha uma função.Assim como o olho,o ouvido,a boca e o pé contribuem de forma diferente para o funcionamento do nosso corpo físico,assim cada crente desempenha um papel distinto na igreja,o corpo de Cristo.Quando cada parte desempenha a sua função,todo o corpo se beneficia disso ( veja 1 Co. 12 e Rm. 12 ).

Nós necessitamos uns dos outros tanto quanto a boca necessita do olho e o olho necessita da mão...

Mesmo tendo recebido uma salvação completa em Cristo,existe um outro aspecto no qual não seremos completos se não nos relacionamos e servimos uns aos outros.Nós necessitamos uns dos outros tanto quanto a boca necessita do olho e o olho necessita da mão.Essa é a obra visível da nossa salvação.Talvez imaginemos qu somos espíritos independentes,que podemos viver muito bem sozinhos,mas em breve estaremos descartando essa idéia à medida que crescemos em nosso conhecimento de Deus.
Existe uma submissão mútua entre aqueles que amam a Deus.Em Efésios 5:21,Paulo disse que devemos sujeitar-nos uns aos outros no temor do Senhor.Nos conselhos que seguem,as suas palavras se tornam bem específicas.Ele nos diz que :
- As esposas devem servir aos seus esposos como um meio de servir ao Senhor (5:22),
- Os esposos deveriam renunciar,em amor,aos seus própros interesses assim como Cristo renunciou aos Seus interesses em favor da Sua igreja (5:25-28),
- Os filhos devem obedecer a seus pais no Senhor (6:1),
- Os servos devem ser obedientes a seus senhores como um meio de servir ao Senhor (6:5-7),
- Os senhores devem ter consideração para com os seus servos,por amor ao Senhor (6:9).
A mensagem transparece claramente.Conhecer a Deus e o Seu amor ( Ef. 3:14-21 ) significa que nós serviremos a outros de maneira amorosa e submisa.Ao confiar em Deus e servir a outros em obediência,descobriremos no fundo de nossa própria alma a justiça,a sabedoria e o poder do amor de Cristo.
Canalizando de forma obediente o amor de Deus a outros,começaremos a experimentar o significado da oração de Paulo em Efésios 3:14-19.
Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai,...para que,segundo a riqueza da sua glória,vos conceda que sejais fortalecidos com poder,mediante o seu Espírito no homem interior;e assim habite Cristo nos vossos corações,pela fé,estando vós arraigados e alicerçados em amor,a fim de poderdes compreender,com todos os santos,qual é a largura,e o comprimento,e a altura,e a profundidade,e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento,para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

continua...

Nenhum comentário: