quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma Relação Recíproca .





Exausto de caminhar,com as patas doídas e assustado pelas pedras que as crianças lhe atiravam e os insultos irritantes dos cachorros caseiros mimados,o pastor alemão seguia o estranho,a uma certa distância.Com a cabeça baixa,olhando ocasionalmente para os lados,ele seguia rápido mas com dificuldade os passos do homem que lhe havia lançado um pedaço de pão tirado do lixo de um restaurante.Com frio,faminto e carente de atenção,o cachorro observava todo o movimento,esperando por um outro sinal de conhecimento,a menor oportunidade de uma amizade.Mas este reconhecimento nunca veio.
Existem pessoas que,quando pensam sobre Deus,se sentem como este vira-lata errante.Elas anseiam pela certeza de que Deus vai sorrir e dirigir-Se a elas.Presumem que Deus é muito seletivo para sentir qualquer coisa por elas.Algumas pessoas até vêem a Deus como um espírito imutável,eterno,que vive muito acima da esfera dos ventos do sofrimento e da emoção que sopram em suas vidas.
Mas isso não é verdade em relação ao Deus da Bíblia.As Escrituras nos asseguram que Ele tem um sentimento profundo pelas pessoas mais quebrantadas,cansadas e desanimadas.Ele não se emociona com a nossa força,mas com a nossa fraqueza.Embora o caráter de Deus nunca mude,as Suas emoções,sim.
Conhecer a Deus significa sensibilizá-Lo.Embora Deus nos conheceu,nos amou e nos escolheu junto com todo o Seu povo antes da fundação do mundo ( Ef. 1:3-6 ),Ele se relaciona pessoalmente e presentemente conosco,de uma forma muito íntima.Ele alegra-se conosco quando estamos contentes,se entristece quando estamos tristes e sofre quando pecamos.
O Senhor se tornou assim vulnerável,por amor a nós.Ele expõe o Seu próprio coração a todas as coisas sem amor e cruéis que Lhe fazemos.A Bíblia conta-nos que Deus pode ser :
- Agradado ( Hb. 11:5 ) ,
- Entristecido e magoado ( Gn. 6:6 , Ef. 4:30-32 ) ,
- Provocado e tentado ( Sl. 78:40-41 ) ,
- Sobrecarregado e fatigado ( Is. 43:24 ) ,
- Provocada à ira,perturbado e enfurecido ( ez. 16:42-43 ) .
O livro de Efésios 4:30-32 diz especificamente : "E não entristeçais o Espírito de Deus,no qual fostes selados para o dia da redenção.Longe de vós toda a amargura,e cólera,e ira,e gritaria,e blasfêmias,e bem assim toda a malícia.Antes sede uns para com os outros benignos,compassivos,perdoando-vos uns aos outros,como também Deus em Cristo vos perdoou'.
A maior evidência da decisão de Deus,de Se tornar vulnerável por amor a nós,se encontra no sofrimento e tristeza pessoal Daquele que com a Sua própria mente e coração revelou-nos o Pai.No rosto de Jesus Cristo vemos o rosto de Deus.Jesus foi Aquele que sofreu por nós,conduzindo-nos assim ao Pai.Quão grande é o Seu amor!
Talvez seja difícil para nós personalizar tal amor,sabendo que nós somos apenas um num mundo com mais de 5 bilhões de pessoas.Mas devemos ter em mente a respeito de quem nós estamos falando aqui.Deus não tem as nossas limitações.Ele não está confinado a um relacionamento humano que ocorre um por vez.Antes,Aquele que criou o mundo é capaz de relacionar-Se intimamente com tantos quantos queira,ao mesmo tempo,como Lhe apraz.
Como sabemos que Deus tem essa capacidade?Poderíamos chegar a esta conclusão,refletindo sobre o tamanho e a complexidade do Universo que Ele criou.Ou poderíamos considerar a imensidão dos conhecimentos e informações que pessoas finitas como nós podem acumular através da Internet mundial.Ou poderíamos simplesmente confiar nas palavras Daquele que disse :
Não se vendem dois pardais por um asse?E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.E quanto a vós outros,até os cabelos todos da cabeça estão contados.Não temais pois!Bem mais valeis vós do que muitos pardais ( Mt. 10:29-31 ).
Se um pardal não cai em terra sem o Seu conhecimento,então Aquele,que conta os cabelos da nossa cabeça,também está contando as lágrimas,os momentos de medo e as profundezas das águas revoltas que ameaçam tragar-nos.
Se Deus nos conhece de tal ponto,então nós nunca estaremos sozinhos como muitas vezes nos sentimos.Nós nunca estaremos sem ajuda.Nós nunca estaremos fora do alcance do Pai.Mesmo que Ele venha a provar a nossa fé e a nossa paciência,não respondendo imediatamente da forma como o desejaríamos,nós podemos estar tranquilos com uma paz e uma confiança que podem acalmar a turbulência dentro de nós e conduzir-nos a transformações dramáticas.

Desenvolver uma relação pessoal com Deus significa aprender a amar o que Ele ama e aborrecer aquilo que Ele aborrece...

Conhecer a Deus significa ser transformado por Ele.Pense por um instante naquelas pessoas que tiveram uma influência positiva na sua vida.Talvez tenha sido um professor (a) que o inspirou a seguir os seus sonhos.Talvez tenham sido os seus pais ou avós cujas palavras e abraços fizeram com que você sentisse profundamente amado.Talvez tenha sido um vizinho que lhe mostrou com o seu exemplo que qualquer trabalho é digno quando é bem feito.Olhando para trás,você reconhece que ter conhecido tais pessoas mudou a sua vida.
O que é verdade a respeito dessas pessoas citadas antes,é muito mais verdadeiro a respeito daquelas que conhecem a Deus.Ninguém poderá conhecê-Lo sem ser transformado por Ele.Todo aquele que vem à presença de Deus será transformado por Aquele que nos ama de tal forma que nos aceita como somos,porém nos ama demasiado para deixar-nos dessa maneira.O apóstolo Tiago descreveu tal relacionamento pessoal com Deus do seguinte modo :
Sujeitai-vos,portanto,a Deus;mas resisti ao diabo,e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros.Purificai as mãos pecadores;e vós que sois de ânimo dobre,limpai o coração.Afligi-vos,lamentai e chorai.Converta-se o vosso riso em pranto,e a vossa alegria em tristeza.Humilhai-vos na presença do Senhor,e ele vos exaltará ( Tg. 4:7-10 ).
Conhecer a Deus dessa maneira,significa permitir que os nossos corações sejam quebrantados pelas coisas que quebrantam o Seu coração.Significa encontrar alegria nas coisas que Lhe dão alegria,descobrindo força em Sua força e recebendo esperança na certeza que nada é demasiado difícil para Ele.Significa encontrar um novo sentido para a vida NaquEle que nos oferece o perdão em troca de nosso arrependimento,nos oferece conforto em lugar da nossa tristeza e a promessa de uma vida vindoura pela nossa disposição de abrir mão da nossa vida no presente.
Nós somos transformados quando descobrimos que conhecer a Deus significa amá-Lo.Amá-Lo significa dar-Lhe o primeiro lugar em nosso coração.Dando-Lhe o primeiro lugar,nos interessaremos por aqueles com os quais Ele se preocupa,amaremos o que Ele ama e aborreceremos aquilo que Lhe aborrece,e nos uniremos a Ele no negócio de família que é o trabalho de redimir vidas despedaçadas.
Este é o tipo de relacionamento sadio ao qual Deus nos chama.Mas essa maturidade não ocorre por si só.Algumas vezes uma relação pessoal com Deus permanece uma fraca imagem daquilo que deveria ser.Às vezes nós paramos no processo de crescimento para o qual Deus nos chamou.
Assim conforme a Bíblia,uma relação pessoal com Deus não é somente uma relação espiritual,Cristocêntrica,submissa e recíproca mas também uma relação progressiva.

continua...

Nenhum comentário: