terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma Relação Espiritual .




Algumas pessoas afirmam terem visto a Deus de forma visível,ouviram a Deus de forma audível e sentiram fisicamente o Seu toque.Tais experiências podem ocorrer.Ambos,O Antigo e o Novo Testamento,estão caracterizados por encontros milagrosos com Deus,que transformaram vidas ( Isaias 6:1-8 ).Deus tem demonstrado através das páginas das Escrituras,que Ele tem a liberdade de revelar-se da maneira que Ele prefere.
Entretanto,esses encontros relatados na Bíblia foram a exceção, ao invés da regra geral.Embora profetas como Isaías,Moisés e Ezequiel tiveram uma visão de Deus que transformou suas vidas,eles não passaram o resto de seus dias ensinando outros a ter experiências semelhantes.
De alguma forma,seria bom acreditar que uma relação com Deus significaria experimentar a seta de luz,mas como a regra,a verdade é bem menos dramática.
Encontrar a Deus não significa que temos que vê-lo de forma visível.Nós não precisamos esperar por visões ou sonhos que transformem nossa vida.Nós podemos encontrar a Deus com os olhos do nosso entendimento.Como Ele é um Espírito Todo-Poderoso e Onisciente,Ele pode revelar-Se a Si mesmo,a todo aquele que deseja conhecer a verdade a fim de obedecê-la ( Jo. 7:17; 1:17-18 ).Ele também pode reter a luz daqueles que estão mais interessados em evitar a verdade do que em buscá-la.
Ouvir a Deus não significa que temos que ouvi-lo de forma audível.Existem épocas,nas quais desejaríamos que Deus quebrasse o silêncio e sussurrasse algo em nossos ouvidos.Ou talvez estejamos contentes que Ele não o faça.Se só o que ouvimos é o silêncio que nós mesmos impomos ou determinamos.Para os que querem ouvir,podem escutá-Lo falando constantemente através da eterna sabedoria de Seu Livro : a Bíblia.É através dela e da criação que Ele fala continuamente conosco ( Sl. 19:1-11 ).

O Deus que criou o mundo pode ser visto e ouvido por aqueles que O desejam conhecer de forma honesta...

O nosso problema geralmente não é o fato de que Deus não está falando,e sim que nós não temos a certeza se queremos escutar aquilo que Ele já falou.
Essa é a razão por que devemos tomar a sério as palavras do autor em Hebreus,o qual escreveu : ''Assim,pois,como diz o Espírito Santo : Hoje se ouvirdes a sua voz,não endureçais os vossos corações como foi na provocação no dia da tentação no deserto" ( 3:7-8 ).A nossa oportunidade de escutá-lo em cada página da Bíblia é um privilégio que traz consigo uma grande responsabilidade.
Estar perto de Deus não é uma questão de lugar.É muito comum pensar que precisamos ir à igreja para nos encontrarmos com Deus.Isto faz sentido.Encontramo-nos com amigos em horários e lugares predeterminados.Entretanto,mesmo que Deus esteja em cultos e endereços previamente marcados,Ele não está limitado a esses lugares.Ele promete encontrar-se no âmbito do nosso coração.Ele quer que façamos do nosso coração o Seu lugar de moradia.
Tiago reconheceu isto quando disse : ''Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros" (Tg. 4:8 ).Ele não disse nada a respeito de um determinado lugar.Ele não nos disse para encontrarmos o monte mais alto da nossa região ou uma igreja silenciosa.Em vez disso,Tiago menciona que devemos humilhar-nos diante do Senhor (4:10).Isso nos faz crer que,onde quer que O busquemos,lá Ele estará para encontrar-Se conosco.


Deus está bem perto de todo o coração humilde...

Davi,o autor de muitos hinos,o rei e o 'homem segundo o coração de Deus',mostra-nos por que isso é verdade.Profundamente humilhado pela constante e inevitável presença do Senhor ( Sl. 139:1-6 ),ele orou : "Para onde me ausentarei do teu Espírito?Para onde fugirei da tua face?Se subo aos céus,lá estás;se faço a minha cama no mais profundo abismo,lá estás também...Se eu digo : As trevas,com efeito,me encobrirão,e a luz ao redor de mim se fará noite,até as próprias trevas não te serão escuras...Quando acordo ainda estou contigo. ( Sl. 139:7-8,11-12,18 ).Estar próximo de Deus não é uma questão de lugar físico.É uma questão de dar-lhe um lugar em nosso coração.
Conhecer a Deus não significa saber tudo sobre Ele.Esta poderia ser a declaração mais modesta de todas.Conhecer a Deus não significa ser um perito no assunto.No melhor dos casos,nós podemos exclamar :
'Ó profundidade da riqueza,tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!Quem,pois,conheceu a mente do Senhor?Ou quem foi o seu conselheiro?' ( Rm. 11:33-34 ) .
Dadas as limitações da vida,as nossas mentes dificilmente poderão compreender o significado das palavras que descrevem a Deus - palavras tais como : Eterno,Infinito,Todo-Poderoso,Onisciente,Onipresente.Não obstante,porque Ele fez com que fosse possível conhecê-Lo,podemos iniciar o processo para descobri-Lo agora que nunca terminará.

Aqueles que se encontram hoje com Deus,terão toda uma eternidade para conhecê-Lo...

Nós podemos conhecer a Deus porque Ele veio a nós,na nossa condição,para convidar-nos a vir a Ele,nas Suas condições.Segundo testemunhas oculares do evangelho do Novo testamento,Deus se revelou a nós em uma pessoa que caminhou sobre as águas,acalmou as tempestades,curou membros paralisados,restabeleceu a visão e estancou fluxos sanguíneos.Ele alimentou a milhares com uma pequena porção de comida,expeliu demônios,ressuscitou mortos,amou profundamente e ensinou sabiamente.
Vivendo uma vida sem pecado,Ele cumpriu as profecias e sacrificou a sua própria vida para assegurar perdão dos pecados para todo aquele que confiasse NEle.Foi essa pessoa,conhecida desde então como Jesus,o Messias,que disse : ''Quem me vê a mim,vê o Pai'' ( Jo, 14:9 ).
Assim conforme a Bíblia,uma relação pessoal com Deus não é somente uma relação espiritual mas também uma relação Cristocêntrica .

continua...

Nenhum comentário: