segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O que é uma relação pessoal com Deus?






O que significa quando uma pessoa afirma ter uma relação pessoal com Deus?Você afirmaria isso de si?Será que alguém realmente ouve a Deus,fala com Deus ou tem o tipo de relação com Ele que justificaria tal afirmação?A que ponto a declaração de ser um amigo de Deus reduz a nada mais do que à renuncia de si mesmo?

Você escuta a voz de Deus...

O que quer dizer com: que Deus não existe? Eu acabei de falar com Ele esta manhã." Esta frase,escrita no adesivo gasto de um pára-choque,provocou alguns sorrisos ao longo da estrada.Mas não hoje.No carro de trás,o condutor de um carro luxuoso último modelo,proferia palavrões por estar atrás de um Toyota vagaroso,em meio a um intenso tráfego.Ele irritou-se ainda mais,por ter que engolir a fumaça de um fanático religioso.Ele não achou graça alguma com o adesivo nem o achou honesto.Ele tem problemas com as pessoas que falam assim,de forma informal,a respeito de :
- Encontrar-se com Deus
- Conhecer a Deus
- Falar com Deus
- Ser guiado por Deus
Isto não quer dizer que o motorista do carro luxuoso não crê em Deus.Como a maioria das pessoas,ele não é um ateu.Ele sabe como é o interior de uma igreja.A sua esposa é religiosa.E sem ela saber,ele até já pediu ao céu de vez em quando,um pouco de consideração quando enfrentava negócios difíceis,ou mesmo quando tinha que dar uma tacada decisiva no golfe.Claro que ele ora,mas isso não significa que ele tem uma relação pessoal com Deus.E ele inclusive suspeita daqueles que afirmam isso.Ele acha que eles estão cometendo o maior ato de renúncia própria.
Porém em momentos de reflexão,ele pondera se não está perdendo alguma coisa.O que poderia significar ter uma relação pessoal com Deus?

De onde vem essa idéia? ...

A Bíblia não faz referência a uma relação pessoal com Deus.Não precisamente com essas palavras.Mas ela mostra a importância de aprender a conhecer,amar e confiar em um Deus muito pessoal.Mesmo que você não encontre as palavras 'uma relação pessoal' na Bíblia,a idéia está implícita em todo lugar.Cada uma de suas páginas deixa transparecer que o que conta é a quem você conhece,e que essa pessoa a qual nós devemos conhecer,é Deus.

Mesmo que as palavras não estejam na Bíblia,a idéia está implícita em todo lugar...

Jesus mesmo orou a Seu Pai : ''E a vida eterna é esta : que te conheçam a ti,o único Deus verdadeiro,e a Jesus Cristo,a quem enviaste.'' ( Jo. 17:3 ).Comentando sobre este versículo,o teólogo J. I. Packer escreveu : "Para que fomos criados?Para conhecer a Deus.Que propósito deveríamos ter na nossa vida?O de conhecer a Deus.Qual é a 'vida eterna' que Jesus dá?O conhecimento de Deus...O que traz mais alegria,prazer e contentamento nesta vida do que qualquer outra coisa?O conhecimento de Deus" ( Knowing God,InterVarsity Press,Downers Grove, °1973, p.29 ).
Há alguns séculos atrás,o profeta Jeremias citou ao Senhor,dizendo : "Não se glorie o sábio na sua sabedoria,nem o forte na sua força,nem o rico nas suas riquezas;mas o que for se gloriar,glorie-se nisto : em me conhecer e saber que eu sou o Senhor" (9:23).

O que é uma relação pessoal com Deus?...

Nas próximas postagens veremos que uma relação com Deus tem muitas das mesmas características que marcam uma relação pessoal entre amigos.Esses fatores incluem certo grau de :
- Reconhecimento mútuo ~ um conhece ao outro,
- Franqueza mútua ~ um se dirige ao outro,
- Interesses mútuos ~ um compartilha com o outro,
- Respeito mútuo ~ um honra ao outro.
Tal relacionamento significa mais do que um simples conhecimento de ou acerca de alguém.Nós poderíamos dizer que conhecemos o presidente da República.Mas se o presidente não pode reconhecer-nos em meio a uma multidão,se não podemos ter acesso a ele ou se ele nunca trocou idéias conosco,compartilhou nossos sentimentos e decisões,então estamos falando de uma amizade que na realidade não existe.

Uma relação com Deus é mais - e nunca menos - do que qualquer outro relacionamento...

Uma relação com Deus é semelhante a isso.Se a nossa amizade é real,nós daremos as boas-vindas a Deus em nossas vidas.Os nossos atos demonstrarão que cremos que Ele é o tipo de pessoa que queremos em nossos lares,em nossos planos,em nossas alegrias e em nossas tristezas.Tendo em vista essas possibilidades,olhemos mais de perto as características de uma relação pessoal com Deus.

continua...

Nenhum comentário: