segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tão Perto...e Tão Longe .




É possível estar próximo de Cristo,e ao mesmo tempo tão distante da vida que Ele oferece.Isso foi uma realidade,até entre os 12 apóstolos de Cristo.Eles tiveram a mais óbvia oportunidade para uma relação pessoal com Ele.Entretanto,mesmo nesse círculo tão íntimo,havia um - provavelmente a pessoa na qual eles mais confiavam ( porque ele administrava o dinheiro ) - que na verdade nunca teve o tipo de conexão pessoal com Cristo da qual estamos falando.Judas sabia muita coisa a respeito de Jesus.Ele conhecia o suficiente dos hábitos do Mestre,para conduzir os inimigos de Jesus ao lugar de reunião num jardim e,para trai-Lo com um beijo de saudação.Mas Judas não conhecia a Jesus como seu Salvador e Senhor.
Sendo de tal confiança,o ''guarda do dinheiro'' nunca teve o tipo de relacionamento pessoal,Cristocêntrico com Deus que está à nossa disposição hoje.Ele é um triste exemplo do tipo de pessoa do qual Jesus falou,quando disse :
Entrai pela porta estreita ( larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição...)
Muitos,naquele dia,hão de dizer-me : Senhor,Senhor! porventura não temos nós profetizado em teu nome,e em teu nome não expelimos demônios,e em teu nome não fizemos muitos milagres?Então lhes direi explicitamente : Nunca vos conheci.Apartai-vos de mim,os que praticais a iniquidade. ( Mt. 7:13 , 22:23 ).
Asseguremo-nos de que não terminaremos sendo daqueles que presumem que pelo fato de conhecerem algo de Cristo,já O conhecem pessoalmente.

Tornando-o Pessoal...

Certa vez,alguém disse : "Saber que Cristo morreu - isso é história.Crer que Ele morreu por mim - isso é salvação." Uma relação pessoal com Cristo começa no momento da nossa salvação.Jesus se referiu a esse evento com sendo um segundo nascimento ( Jo. 3:3 ).Somente quando nós nascemos espiritualmente na família de Deus,é que nos tornamos Seus filhos,Seus amigos,Seus servos e membros de Seu reino espiritual.


Saber que Cristo morreu - isso é história.Crer que Ele morreu por mim - isso é salvação...

Mesmo que nós não saibamos exatamente quando começa essa nova vida,nós podemos entender os passos necessários para iniciar esta relação.
PRIMEIRO PASSO : Nós precisamos admitir a nossa perdição.Todos nós nascemos de pais que fazem parte de uma humanidade caída.Nós entramos nesse mundo separados da vida de Deus e absorvidos por um interesse em encontrar satisfação,significado e independência pessoal com nosso próprio esforço.Neste processo,nós não demonstramos ter um desejo natural pelo tipo de Deus que nos criou para Si ( Rm. 3:11-12 ).
Nós podemos ver-nos bem nos nossos próprios olhos quando a nossa medida somos nós mesmos.Ele é Aquele que nos mostra o que significa ter uma relação pessoal com Deus.Ele também é Aquele que disse que não veio a este mundo para ajudar às pessoas boas,mas "veio buscar e salvar o perdido" ( Lc. 19:10 ).
A Bíblia diz que todos nós viemos a este mundo,fisicamente vivos mas espiritualmente mortos - não possuindo a qualidade de vida para a qual Deus nos criou.O apóstolo Paulo escreveu : "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus". ( Rm. 3:23 )."Não há justo,nem sequer um" ( Rm. 3:10 ). E "porque o salário do pecado é a morte" ( Rm. 6:23 ).

Não vim chamar justos,e sim,pecadores ao arrependimento...

SEGUNDO PASSO : Nós precisamos saber o que Deus fez por nós.A palavra Evangelho significa "Boas Novas".O Evangelho de Cristo nos diz que Deus mesmo nos amou tanto que enviou o Seu próprio Filho a este mundo para resgatar-nos de nós mesmos e de nossos pecados ( Jo. 1:1-4 , 3:16 ).
As Boas Novas são de que Jesus viveu a qualidade de vida que Deus tinha planejado para nós.Sem nenhum defeito,Ele amou a Seu Pai celestial de todo o Seu coração,alma e mente.Sem nenhum pecado,Ele nos mostrou o que significa amar a seu próximo como a si mesmo.
E então,para resolver o problema do nosso relacionamento perdido com o Pai,Jesus morreu em nosso lugar,oferecendo-se a Si mesmo como um sacrifício perfeito para pagar o preço do pecado.Como Ele não foi apenas um homem mas também Deus,o nosso Criador ( Jo. 1:1-14 ) a Sua morte foi de um valor infinito.Quando Ele ressuscitou dos mortos,Ele provou que havia morrido em nosso lugar para pagar o preço de todo pecado - do passado,do presente e do futuro.O seu sacrfício,pagou pelo menor e pelo pior de nosso pecados.
TERCEIRO PASSO : Nós precisamos crer e receber pessoalmente o dom de Deus.Como todos nós merecemos o salário da morte espiritual e da separação de Deus ( Rm. 6:23 ),ninguém pode conseguir por si mesmo uma relação com Deus.Isso é um dom do Seu amor e de Sua misericórdia - e não uma recompensa pelo nosso esforço.Ninguém é salvo por tentar ser bom.Nós somos salvos por confiar em Cristo.

Nós não somos salvos por fazer tentativas mas por confiar...

Por isso,o apóstolo Paulo escreveu : "Porque pela graça (favor imerecido) sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós,é dom de Deus; não de obras,para que ninguém se glorie" (Ef. 2:8-9 ; veja também Rm. 4:5 ; Tt. 3:5).Isso pode parecer muito simples.Mas isso custou um milagre da graça de Deus para quebrar o nosso orgulho e a nossa auto-suficiência.É necessário que o Espírito de Deus nos conduza a esse tipo de relacionamento pessoal.Se este é o seu desejo,veja como você pode alcança-lo.As palavras que nós dizemos a Deus para receber este dom,podem variar ( Lc. 18:13 , 23:42-43 ).O importante é que nós cremos em Deus,e possamos dizer : "Pai,eu sei que pequei contra Ti.Eu creio que Jesus é o Teu Filho,que Ele morreu pelos meus pecados e que Ele ressuscitou dos mortos para provar isto.Aceito a Tua oferta de vida eterna.Aceito a Jesus como o Teu dom para a minha salvação." Se esta é a expressão sincera de seu coração,seja bem-vindo (a) à família de Deus!Você iniciou uma relação pessoal com Aquele que o criou e salvou para Si mesmo.

Nenhum comentário: