sábado, 29 de outubro de 2011

Guardo a Tua Palavra no meu coração.


 











Como pode um jovem conservar pura a sua vida?
É só obedecer aos Teus mandamentos
.
- Salmos 199:9.

Este Salmo lança a seguinte pergunta:
‘Como pode um jovem conservar pura a sua vida?’.
Acredito que essa pergunta é válida para todos, crianças, jovens e adultos.
Como conservar pura a sua vida, em dias como estes, onde na TV, nos filmes, na Internet, a promiscuidade sexual prevalece. Como podemos nos manter puros, nos dias em que vivemos?...
o Senhor nos dá a fórmula: ‘É só obedecer aos Teus mandamentos’. (v.9)
‘Eu procuro Te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos Teus mandamentos. Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti.’ (v.10-11).
Nesses versículos encontramos duas coisas: ‘Obediência’ e ‘Buscar a Deus’, de todo o coração. Essa é a chave.
No versículo 7 o salmista fala: ‘Com um coração sincero eu Te louvarei à medida que for aprendendo os Teus justos ensinamentos’. A Palavra do Senhor nos torna puros. [...] ‘á medida que for aprendendo...’, Buscar a Deus!
‘Estudo as Tuas leis e examino os Teus mandamentos’(v.15)... á medida que buscamos e aprendemos a Palavra do Senhor, guardando ela no nosso coração, ela nos ajuda na prevenção do pecado, nos mantendo assim, puros.
‘Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe ocorrerá bem, e você terá sucesso.’ (Josué 1:8).
[...] se fizer isso, (buscar e guardar a Palavra no coração), TUDO lhe ocorrerá bem, e você terá sucesso (vencerá o pecado e se manterá puro, será vitorioso).
Em 1Coríntios 10:13 o apóstolo Paulo fala: ‘As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a Sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.’
O Senhor nos mostra, que é possível vencer as tentações, quando O buscamos e obedecemos as Suas leis. Ele não nos abandona.
Em João 14:26, Jesus fala que o Espírito Santo nos lembra daquilo que aprendemos da Palavra: ‘Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em Meu nome, Ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que Eu disse a vocês’.
Ele é o nosso Auxiliador... É possível nos mantermos fiéis as Leis de Deus e nos mantermos puros.

Que sejamos como o Salmista, que a Palavra do Senhor seja a nossa alegria, porque através dela vencemos e não somos envergonhados. (v.6)


As Tuas leis são o meu prazer; não esqueço a Tua Palavra’. (v.16)


Nenhum comentário: